AconteceCervejaria

Santo Antonio do Pinhal tem cerveja de alta qualidade


Você está pronto para uma experiência cervejeira verdadeiramente única? Apresentamos a Cerveja Araukarien, uma verdadeira alegria das montanhas de Santo Antônio do Pinhal! Por que escolher a Cerveja Araukarien? 1. Feita com paixão local: Cada gole da Cerveja Araukarien é o resultado da dedicação apaixonada dos nossos cervejeiros locais, que combinam tradição com inovação. 2. Ingredientes naturais:** Usamos apenas os melhores ingredientes naturais, provenientes da nossa região, para criar uma cerveja com sabor fresco e autêntico. 3. A essência das montanhas da mantiqueira:

Um dos ingredientes de uma boa cerveja é ter uma fonte de água de qualidade. Isso é que não falta na Serra da Mantiqueira.

Thiago Carvalho, engenheiro agrônomo de formação e mestre cervejeiro de vocação, em 2014, resolveu fazer sua própria cerveja no sítio da família em Santo Antônio do Pinhal. Analisou as cinco nascentes d’água no lugar e, a que mais o surpreendeu, jorrava na sombra de uma frondosa Araucária. Não teve dúvidas – era ela que iria alimentar a produção de cerveja da família.

Começaram tímidos, com uma produção de 700 litros para atender alguns bares próximos na região. A qualidade da cerveja atraiu admiradores da bebida e logo tiveram que dobrar a aposta. Hoje fabricam 20 mil litros de cerveja artesanal em vários estilos: alemão, belga, irlandês, americano…

Em homenagem a Araucária que abriga a nascente, rica na Serra, batizaram a cerveja de Araukarien (versão do nome em alemão).

A logomarca que simboliza todo esse trabalho é uma mandala, que nada mais é que um corte transversal de uma pinha, fruto da Araucária, com as sementes – os pinhões.

Para se degustar essas delícias geladas a Cervejaria Artesanal Araukarien tem um deck aconchegante sob a sombra de frondosas árvores com vista para as montanhas da Mantiqueira. Para dias de chuva ou frio? Parte do deck é fechado com janelas de vidro. A paisagem será a mesma – faça chuva ou faça sol.

Para um breve passeio de aromas e sabores nada melhor que a degustação de uma régua de cervejas. Com 6 copinhos, de 100ml cada, pode-se viajar nos vários estilos de cerveja – nem sempre os mesmos, dependendo da época e da inspiração do mestre cervejeiro. Mas a regra segue a sequência dos sabores: dos mais leves aos encorpados.

Pode-se também visitar as instalações e ver todo o processo de produção, feito da maneira mais natural possível e, se tiver sorte, beber direto da fonte, como eu, uma Weissbier pronta para ir aos barris de chopes – uma benção de sabor, uma benção da Araucária.

Araukarien Cerveja Artesanal