História Local

Milagre – Ladrão Arrependido – Roubo do Sino

Roubo do sino

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO 1836

Uma parte da história regional no meio da Cidade de Santo Antônio do Pinhal.

A Imponente Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua teve a primeira capela construída no ano de 1836. Em 1924 a torre da segunda igreja veio ao chão depois de uma forte chuva. Em 1929 reinaugurou a igreja que temos até hoje ainda com várias paredes de taipa. A elevação de capela para paroquia e igreja principal do povoado em 1961.

Na revolução de 1932 serviu de abrigo para soldados paulistas que guardava fronteira com o estado de Minas Gerais. Foi local importante na revolta dos canos ( onde o padre da época colaborou para emancipação politica de Santo Antônio do Pinhal, pois dentro da igreja ficaram guardados os canos na qual futuramente abasteceria a cidade com água tratada, até então cidade de São Bento do Sapucaí não queria facilitar a independência de Santo Antônio do Pinhal).

A pintura artística do teto do altar ainda é toda original, as pilastras e algumas paredes da sacristia são de taipa. No seu cento e cinquenta anos de aniversário, a igreja ganhou uma imagem de Santo Antônio toda esculpida em pedra sabão de um artista que tem os traços bem próximos ao de Alejadinho,  Sr. Brás de Congonhas do Campos, MG.

História do sino.

Dia 15 de dezembro de 2023 completa 13 anos.

Em 2010, ladrões roubaram o sino centenário da Igreja, devido o alto valor do bronze. O Padre Pedro Alves (Pedrinho) na época pároco fez um pedido através de uma rede de TV perdoando e pedindo o sino de volta ao ladrão.

Dias depois de todo o acontecido e divulgação da mídia o sino apareceu na as margens da Rodovia Floriano Rodrigues, próximo a Via Dutra com o bilhete de arrependimento do ladrão pelo roubo.

Mais uma vez a devolução do sino pelo ladrão arrependido foi matéria em vários jornais do país. O Ladrão até hoje não foi descoberto.

Deixou um bilhete dizendo; ““ Estou devolvendo o sino de Santo Antônio do Pinhal, pois sou devoto. “A fé faz as coisas impossíveis se tornarem possíveis”.

Festa do Padroeiro é comemorada todo o dia 13 de junho. Horários de missa: quinta-feira ás 19hs. Sábado 19hs e domingo ás 10 e 19hs.

Por Pinhalnet.com